sábado, 3 de julho de 2010

Planeje bem o seu passeio




Ouvimos muitas notícias de pessoas perdidas na mata mesmo às vezes ela sendo bem sinalizada, isso porque as pessoas subestimam as peças que a floresta pode nos pregar, então vamos falar aqui sobre algumas orientações de como agir desde o planejamento ao término do passeio.


A escolha do local é primordial para um bom passeio, o principal não deve ser o melhor lugar para onde se quer ir e sim o melhor local onde se está preparado para ir, pois nem sempre estamos aptos para uma jornada grandiosa. Deve-se então se informar bastante sobre o local para saber se tem capacidade física e psicológica e se possui os materiais necessários para o uso no percurso, mas quais são as informações mais interessantes? Duração de caminhada (ida e volta), grau de dificuldade, clima do local, tipo de terreno, metereologia para o dia, se a trilha é sinalizada e qualquer outra informação que ofereça as características do local lembrando que local deve ter um grau de dificuldade de acordo com todos que irão participar e não só de quem planeja. AGORA O MAIS IMPORTANTE SE VOCÊ NÃO CONHECE A TRILHA VÁ SOMENTE COM ALGUÉM QUE A CONHEÇA.


A próxima etapa é o que levar no passeio, por se tratar muitas vezes de serem locais de muitos altos e baixos você encontrará com muitas subidas e descidas então o peso da mochila é primordial para o conforto da caminhada, então LEVE SOMENTE O NECESSÁRIO. Nos passeios mais comuns às vezes somente água, algo pra comer e uma lanterna no máximo uma faca ou canivete para possíveis imprevistos. Já em outros casos se faz necessária uma muda de roupa de reserva, capa para chuva e em casos mais característicos levar cabo solteiro (corda) de 3 a 6 m, facão, até chegar a passeios com pernoite onde barraca, utensílios de acampamento, proteção contra o frio etc. se farão necessários.


A roupa é um fator tão importante quanto os ditos acima, pois ela será o que te dará conforto ou desconforto durante o passeio, então seja prudente, roupas leves e frescas no calor com cobertura (boné, chapéu) e protetor solar e roupas quentes em lugares frios (lembra do planejamento? Saber das características do local antes de ir) e o calçado? Existem vários calçados próprios para trilha sem dúvida são os mais apropriados, porém de preferência é que seja usado, pois assim ele já estará adaptado ao seu pé, assim, evitando desconforto e bolhas.


Kit de primeiros socorros para os leigos leve somente o que vc sabe como usar, exemplo: anti-séptico, pano limpo ou atadura para estancar hemorragias e remédios de uso próprio que você costuma usar. Já as pessoas que tem um conhecimento técnico melhor podem incrementar o kit com elementos mais específicos. LEMBRETE QUALQUER SUBSTÂNCIA APLICADA OU INGERIDA TEM QUE TER A ABSOLUTA CERTEZA DE QUE NÃO CAUSA NENHUMA REAÇÃO ADVERSA NA PESSOA EM QUE A UTILIZARÁ E MINISTRADA POR PESSOA COMPETENTE PARA ISSO.


Então para que o passeio resulte em uma boa aventura devemos planejar antes todos os passos e nos preocupar com todos os detalhes desde a roupa até o kit de primeiros socorros. Nunca se esquecendo de que se não conhece a trilha vá com alguém que a conheça bem.


Bom passeio!!!



 


Prof. Esp. Leandro Carvalho Christianes


CREF1 011977-G/RJ

Nenhum comentário: