sábado, 10 de julho de 2010

Equipamentos

Cordas


Essas cordas são fabricadas com materiais sintéticos muito resistentes à tração. São compostas de alma (parte da corda responsável pela sua resistência) e pela capa (parte que protege a alma tendo sua coloração em alguns casos como classificação da corda).



As cordas estáticas têm a função básica na realização das técnicas de rapel e de resgate onde esta técnica é utilizada.

As cordas dinâmicas têm uma função muito mais de segurança do que de via de acesso, como sua utilização é na escalada ela serve como amortecimento (pela sua qualidade elástica) de uma possível queda.



Mosquetão



É um elo de conexão com a corda, freios, grampos etc. É desenvolvido em aço, ou por uma liga metálica o ZICRAL – zinco, cromo e alumínio (alumino duro).


Existem vários modelos (oval, oval assimétrica, HMS (pêra) etc.), porém somente os que possuem rosca devem ser usados como conexão de segurança. As costuras são dois mosquetões (sem trava) ligados a cada ponta de uma pequena fita utilizada com mais freqüência em escalada como ancoragem nos grampos que formam a via.

A conservação deve ser dada com muita cautela não deve submeter o mosquetão a queda ou grandes impactos, assim, você estará favorecendo a aparição de fissuras internas e com isso condenando o equipamento, POIS ELE ESTARÁ COM SUA RESISTÊNCIA ALTAMENTE COMPROMETIDA. A limpeza pode ser feita com água e após estar seco devem ser lubrificados com micro-óleo em spray (WD40, M1 ...).



Freios

Existem alguns modelos de freios os mais comuns são o freio 8, os chamados ATC(Air traffic control, controle de tráfego aéreo) e os auto-blocantes (este último mais seguro dentre os outros).



A função do freio como o próprio nome já diz é a de desacelerar ou de frear a descida realizada pela corda, porém somente os auto-blocantes tem a função de frear automaticamente caso o praticante solte a mão do dispositivo de abertura do equipamento.









Luvas



Função básica de proteger as mãos de queimaduras provocadas pelo atrito com a corda possibilitando uma descida mais confortável e rápida ao praticante.








Cadeirinhas ou boudrier ou baudrier


Equipamento de segurança que possibilita o praticante realizar as técnicas de rapel com segurança, feita de material sintético, fivelas metálicas de alta resistência, e costuras bem reforçadas.



A função da cadeirinha (arnês ou baudrier) é assegurar o escalador de maneira que, em caso de queda, a força do choque seja transmitida ao seu corpo sem provocar lesões. Além da segurança, este equipamento deve ser confortável e permitir a máxima liberdade nos movimentos.


Fitas

Equipamento versátil tendo como algumas funções a de sistemas de segurança (ancoragem, auxiliar de conexão etc.). Elas são confeccionadas com Nylon.

Tipos de fitas:
As fitas podem ser planas simples ou planas tubulares (em forma de tubo).


Capacetes



Em qualquer ascensão o capacete é o principal equipamento de proteção.
Principalmente em duas situações de inegável perigo:

1ª Queda repentina de pedras ou outros objetos contundentes (blocos de gelo, material de trabalho etc.).

2ª Deslize do próprio escalador. Que pode golpear a cabeça contra a superfície rochosa ou metálica.

Ascensores para corda

Os ascensores, como o próprio nome já diz, têm como função ascender através da corda, ele utiliza um sistema de bloqueio de passagem da corda quando a força de tração é para baixo e livre passagem da corda quando o movimento é ascendente. O mais conhecido é o jumar, existe também o tibloc que além de ascensor ele tem outras funções importantes.






Polias

Polia ou roldana, consta de um disco que pode girar em torno de um eixo que passa por seu centro. Além disso, na periferia desse disco existe um sulco, denominado gola, no qual passa uma corda contornando-o parcialmente.

Prof. Esp. Leandro Carvalho Christianes
CREF1: 011977-G/RJ

Nenhum comentário: